quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Zico Zugno

Sabe quando tu conhece alguém tão incrível que dá vontade de pesquisar a vida inteira e começar a admirar a partir de então? Pois é cara, isso aconteceu comigo. Durante a 12º Feira do Livro da Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, a organização do evento como em todos os anos convida alguns palestrantes na maioria das vezes, apenas escritores e etc, eu sinceramente não costumo agradecer e vangloriar minha escola, mas desta vez, eles estão de parabéns. O primeiro palestrante desse ano foi o engenheiro, cientista e escritor: Zico Zugno o cara é incrível, ele é professor a mais de 20 anos em uma das maiores universidades do estado, é formado em engenharia elétrica, ou como ele costuma dizer, ele é engenheiro eletricista/eletrônico, é professor com licenciatura plena pela Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFPR), já palestrou e ministrou cursos em diversos países sobre Tecnologia de Usinagem, ele já palestrou na TEDx – Technology Entertainment and Design, e como ele mesmo diz: algumas pessoas não conhecem quem ele é pelas coisas e e atividades que ele fez, algumas delas só o conhecem pelo projeto que ele desenvolveu para a NASA, isso mesmo para a NASA, ele criou um projeto único no mundo que é basicamente um Eletroerosão com 5 canais independentes e circuitos especiais para usinar ligas metálicas aeroespaciais. Poderia até ficar mais falando sobre o currículo dele, porém só com isso já dá pra ter uma base da tamanha formação a grandiosidade da carreira do cara.

"Ta mas o que ele tem haver com o blog, ou com literatura ou cinema?", calma, como na básica e pequena descrição sobre ele, ele é escritor e por uma influencia de seus alunos na universidade, a historia é que em 2012 todo mundo tava meio duvidoso e com um certo medo da teoria Maia sobre o fim do mundo, sendo assim ele decidiu escrever o livro onde ele desmente todas essas teorias, o nome do livro é "101 razões emocionantes para a vida continuar após 2012" e ele tem como objetivo popularizar a ciência e desmentir teorias apocaliptísticas, o livro é voltado para um publico mais jovem, mas pode sim ser lido por todos os públicos, o livro no qual o autor está em divulgação atualmente é o: "Antídoto Apocalíptico" que conta basicamente umas 150 provas cientificas de que Deus existe, e isso foi o que mais me chamou atenção nele, ele é cientista e é cristão, ele afirma que a ciência e a fé devem andar juntas, e que a cada coisa que ele descobre sobre a invenção do universo e sobre a física ele tem mais certeza de que existe um senhor maior, que existe um Deus. Ele é católico e como um bom cristão uma de suas afirmações que mais me chamou atenção foi: "Faça o bem que ele fará pra você", logicamente a fala dele no momento foi maior, mas é basicamente isto: fazer o bem! E com essa meta Zico já desenvolveu diversos projetos voltado para pessoas com problemas especiais.
A Carolina aproveitou e adquiriu o "101 razões emocionais para a vida continuar após 2012", ainda levou um autografo do autor.
Na palestra ele abrangeu assuntos como a teoria exata de Big Bang, a maturidade do Sol, sobre a orbita circular da Terra sobre o Sol, e também foi bastante questionado, um dos maiores e mais polêmicos questionamentos foi sobre a vida extraterrestre em nosso universo, ele não afirma, mas também não desmente, afirma que ainda não há como saber sobre isso, e se um dia a gente realmente vai saber disso ou não, nem mesmo a NASA sabe. Ele contou também que a Terra não durará para sempre, e que existe um calculo no qual o resultado é que nosso planeta pode vir a "morrer" daqui há exatos 5 bilhões de anos, então galera, não acreditem nessas teorias de que iremos todos morrer em 2014, ou em 2019, ou como era pra ter sido em 2012, são apenas teorias bobas como diz o próprio Zico, ainda temos alguns bons bilhões de anos pela frente.
Aproveitamos também para tirar uma foto com Zico, com os dois exemplares já publicados pelo autor.
Esses são os dois livros já publicados de Zico Zugno, o mais recentes dele "Antídoto Apocalíptico" está a venda no site do livro, onde também se encontra uma breve biografia do autor, e as publicações dele. Ele divulgou também seu site, e algumas de suas palestras já foram divulgadas no Youtube. Vou repetir mais uma vez porque acho que vale a pena: o cara é incrível, várias das coisas me deixaram honrado de ter conhecido ele, primeiro o fato de ser um cientista com projeto na NASA, pela humildade, pela preocupação com o próximo, e pela admiração e vontade que ele tem de dizer pras pessoas que acredita em um ser superior, Deus, eu fico orgulhoso pra caramba de ter um cara assim na minha escola, e por ele levar o nome do Rio Grande do Sul a fora, um excelente escritor, uma excelente pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário